Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
SECRETARIA DE SAÚDE REFORÇA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 E CUIDADOS COM HIGIENE

Publicado em 24/11/2022 às 15:27 - Atualizado em 24/11/2022 às 15:46

Imagem Ilustrativa da internet Baixar Imagem

Com o aumento de casos de Covid-19 em todo o estado, devido ao aparecimento de novas variantes do coronavírus, a Secretaria de Saúde de Bombinhas reforça a importância da vacinação contra a doença e da manutenção dos cuidados básicos com a saúde e a higiene.

 

Quem ainda não completou o ciclo vacinal (duas doses mais reforços), deve procurar a sua Unidade Básica de Saúde para atualizar seu ciclo vacinal. A vacinação continua sendo a forma mais segura e eficiente de se proteger contra o coronavírus.

 

Outra orientação é sobre a o fato de que, neste momento, é importante que as pessoas com sintomas respiratórios, como quadro febril, espirro e tosse procurem os serviços de saúde mais próximos de suas casas para serem testadas para Covid-19, seja pelo teste rápido antigênico ou pelo RT-PCR, para que se confirme que, de fato, trata-se de Covid-19.

 

CONFIRA ALGUMAS DICAS:

 

ETIQUETA RESPIRATÓRIA

Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz. Use os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. E, se usar, lembre-se de higienizá-las. Se usar um lenço, jogue-o imediatamente e lave as mãos. Use, preferencialmente, lenços de papel.

 

O QUE FAZER SE APRESENTAR SINTOMAS GRIPAIS

e sintomas gripais como febre, tosse, coriza, congestão nasal, dor de garganta entre outros é necessário procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento, utilizando a máscara evitando a circulação em espaços públicos enquanto permanecer sintomático.

 

CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS 

Se você for um caso suspeito ou confirmado de Covid-19, a

A recomendação é de ficar em casa conforme prescrição médica.


HIGIENE DE MÃOS 

Realize frequentemente a higienização das mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%.

 

USO DE MÁSCARA

Utilizar a máscara de forma correta, cobrindo a boca e nariz, utilizando alças laterais para colocar, retirar ou ajustá-la, higienizar as mãos antes após o manuseio, evitar tocar na parte central da máscara substituí-la quando estiver úmida ou suja.