REUNIÃO DO CONSELHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Publicado em 20/07/2021 às 11:47 - Atualizado em 20/07/2021 às 11:48

CMAPD se reúne presencialmente após quase um ano em reuniões virtuais.
Créditos: Bruno Rodrigues Baixar Imagem

Os integrantes do Conselho Municipal de Assistência à Pessoa com Deficiência – CMAPD, realizaram na segunda-feira, dia 19, a reunião ordinária do mês de julho, presencialmente na Câmara de Vereadores de Bombinhas, local amplo que permitiu o respeito às orientações sanitárias vigentes.

Além dos conselheiros, participaram da reunião o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas Bombinhas – Ama, José Maria de Oliveira, que falou sobre a nova diretoria eleita em junho e o planejamento de gestão; e a professora Ana Paula coordenadora do projeto Paradesporto que a Fundação Municipal de Esportes – FME,em fase de implementação em Bombinhas, previsto para iniciar atividades no mês de agosto. Ainda, o CMAPD deliberou sobre iniciar uma campanha de conscientização sobre a Lei Municipal 1608, que determina que “os estabelecimentos privados do Município de Bombinhas ficam obrigados a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial de conscientização do transtorno do espectro autista”, ampliando a campanha também aos ambientes públicos, uma vez que ainda há dificuldade de interpretação quanto a esse direito.

A presidente do CMAPD, Marcinha Ferreira – Márcia Cristina Ferreira, destaca a importância dos debates e deliberações sobre as demandas para a pessoa com deficiência: “temos muitos assuntos a serem discutidos, entretanto a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência nesse momento é prioridade”, ainda ressalta que a partir desse mês os encontros passam a ser presenciais, uma vez que há espaços amplos no município que possibilitam as reuniões.