Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

MeioAmbiente
PRAIA DE QUATRO ILHAS RECEBE AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE LIXO MARINHO

Publicado em 27/01/2020 às 10:36 - Atualizado em 27/01/2020 às 10:36

No dia 1º de fevereiro, sábado, às 10h, a Praia de Quatro Ilhas recebe os “Heróis da Natureza”, como parte das atividades de educação ambiental realizadas na praia certificada com o Programa Bandeira Azul. A ação acontece na tenda do programa, próximo à Praça Mirante das Ilhas, e é uma realização do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC), com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Bombinhas, Corpo de Bombeiros, Projeto Tartabinhas e Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos – PMP-BS.

Segundo relatório do PMB-BS, entre 2015 e 2019, cerca de 30 mil animais marinhos foram encontrados mortos no litoral catarinense. Pinguins, tartarugas e gaivotas são as maiores vítimas e a ingestão de resíduos, como plásticos por exemplo, estão entre as causas. No evento, o CRMV-SC distribuirá gratuitamente um gibi educativo sobre o tema, que ensina de forma lúdica como cada criança pode ser um super-herói nas causas relacionadas ao meio ambiente. Com uma programação focada no público infantil, serão realizadas atividades educativas, recreação, espaço para fotos com os personagens da história, exposições, além de contar com a presença da equipe do PMP, Projeto Tartabinhas, Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente e médicos veterinários prestando orientações aos veranistas.

São mais de 6 milhões de toneladas de lixo marinho descartadas nos oceanos a cada ano, o que representa 13 mil pedaços de lixo plástico flutuando em cada quilômetro quadrado de oceano, segundo dados do Projeto Tamar. “Muitos animais aquáticos ingerem estes resíduos confundindo-os com alimentos. Acreditamos que realizar esta campanha com crianças é uma das formas mais produtivas de conscientização”, afirma o Presidente do CRMV-SC, Marcos Vinícius de Oliveira Neves.

Além desta, outras atividades de educação ambiental serão realizadas em Quatro Ilhas e Mariscal, como o Projeto Golfinho; mutirões de limpeza de praia, restinga e trilha; e exposições. As informações das atividades são divulgadas aos usuários das praias através da placa principal do Programa Bandeira Azul, localizada na Praça Mirante das Ilhas, e nas redes sociais da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Serviço:

Projeto Heróis da Natureza – Ação de conscientização sobre lixo marinho

Dia 1º de fevereiro,  às 10h

Praia de Quatro Ilhas (tenda do Bandeira Azul – próximo à Praça Mirante das Ilhas)

Informações: (47) 3393-7320