FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA GANHA BONECOS GIGANTES

Publicado em 03/10/2011 às 00:00 - Atualizado em 14/01/2014 às 17:15

A Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura recebeu, na manhã da última quarta-feira (28), cerca de 23 bonecos gigantes do Grupo Cia. Dos Ventos. Com o objetivo de expandir os trabalhos, o Grupo escolheu Bombinhas para dar continuidade às atividades que já vem sendo desenvolvidas há 15 anos em todo o Estado do Paraná.

Com o intuito de divulgar e promover as artes cênicas, visando a economia cultural e criativa, o Grupo Cia. Dos Ventos, mantém em São José dos Pinhais - PR, o Museu do Boneco Gigante e desenvolve um trabalho voltado à conscientização entre o boneco e a sociedade.

De acordo com a Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Cristina Mello, a primeira e principal proposta é a criação do Museu do Boneco Gigante em Bombinhas, como ação conjunta e diferenciada. Sabe-se que esta concretização demanda tempo. Porém, para o ano de 2012, este acervo fará parte das novas instalações da Casa de Cultura de Bombinhas, que em breve será instalada na antiga EBM Manoel José da Silva, no bairro de Morrinhos, que além de abrigar a Fundação de Cultura, a Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, o Cineclube Pescadores em Rede e espaço para as Oficinas Culturais, também contará com o Museu do Boneco Gigante, como forma de inserção na cultura local, além da construção de outros bonecos que façam parte do cenário cultural de Bombinhas, conta.

A Presidente esclarece ainda que para que essa ação se concretize, serão necessárias iniciativas que promovam a reflexão por uma produção imediata, um grande movimento cultural em torno do boneco. Devemos traçar um caminho que tijolo a tijolo construirá um panorama estético de transformação social no município de Bombinhas. E essas ações deverão envolver vários segmentos da sociedade, como: educação, turismo, meio ambiente e outros, em performances teatrais literárias, desfiles, divulgação de eventos, etc. A ideia é que o boneco seja o porta-voz das ações comunitárias culturais em cena, itinerantes e descentralizadoras, conclui.

Conheça mais sobre o Grupo Cia. Dos Ventos e os Bonecos Gigantes. Acesse: http://obonecoeasociedade.blogspot.com/

Foto 1: Boneco Jack Sparrow| Departamento de Comunicação

Foto 2 : Boneco Pierrot | Departamento de Comunicação