Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Desenvolvimento Econômico
PROCON BOMBINHAS ALERTA SOBRE CUIDADOS PARA NÃO CAIR NO GOLPE DO CARTÃO

Publicado em 08/06/2021 às 14:19 - Atualizado em 08/06/2021 às 14:19

Um novo golpe que rouba cartões tem feito diversas vítimas nos últimos dias na região. Durante um falso telefonema, a vítima é informada sobre uma compra em seu nome, sendo orientada a entregar o cartão para o suposto funcionário do banco.

 

O golpista liga para a vítima se passando por funcionário da agência bancária ao qual o consumidor está vinculado. O criminoso informa que houve uma compra em nome do indivíduo e pergunta se ele reconhece o valor. Ao dizer que não, o golpista solicita a senha e avisa que o cartão será cancelado. A vítima então é informada que um funcionário passará na sua residência para retirar o cartão. Logo após entregar, os criminosos realizam compras com o mesmo.

 

Para evitar cair no golpe, o Procon Bombinhas recomenda não informar dados pessoais, principalmente senhas, por telefone. Segundo a diretora do Procon, Maria Cristina da Silva, as instituições financeiras não solicitam senha por telefone. “As senhas são pessoais e não devem ser informadas a terceiros”, afirma. Por isso, ao receber esse tipo de ligação, é preciso desconfiar. Outra orientação é ficar atento às mensagens via WhatsApp, que também costumam ser alvo dos criminosos para aplicar golpes.

 

Caso o usuário seja vítima do golpe, o delegado da Polícia Civil de Bombinhas, Ricardo Melo, orienta fazer um boletim de ocorrência, inclusive através da delegacia virtual pelo site https://www.pc.sc.gov.br/servicos/delegacia-virtual. “É importante reforçar que as agências bancárias não adotam esse tipo de procedimento. Em caso de cancelamento ou problema com o cartão, a recomendação é entrar em contato diretamente com a agência da conta bancária, através dos canais oficiais de atendimento”, afirma. O delegado diz que a Polícia Civil já está investigando estes casos, buscando informações e imagens das câmeras de segurança para identificar a autoria.

 

Mais informações, entre em contato com o Procon Bombinhas pelo (47) 3361-6769 ou procon@bombinhas.sc.gov.br. O atendimento presencial acontece de segunda a sexta, das 12h às 18h, na Av. Leopoldo Zarling (esq. com a Rua Pardal) – anexo ao prédio da Secretaria de Turismo.