MeioAmbiente

Publicado em 29/05/2019 às 14:45 - Atualizado em 31/05/2019 às 13:27

FAMAB PROMOVE SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Créditos: Maycon Rodrigues Baixar Imagem

A Semana do Meio Ambiente será comemorada em Bombinhas com um grande esforço de conscientização e educação ambiental. Entre os dias 4 e 8 de junho a Prefeitura de Bombinhas, através da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente, está programando várias atividades para a comunidade. As ações pretendem atingir pessoas de todas as idades para participarem de rodas de conversas, oficinas, palestras e painéis sobre reciclagem, proteção de animais marinhos e sustentabilidade. Outro pauta importante é a apresentação do Plano de Manejo Plano de Manejo do Parque Natural Costeira de Zimbros. A programação é gratuita e aberta ao público, mas é importante fazer a inscrição prévia pelo email: bombinhasfamab@gmail.com ou presencialmente na sede da FAMAB, na Rua Lontra, 270, em Bombas, já que as vagas são limitadas. Mais informações pelo 47 3393-9538. Segue abaixo a programação:

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019

Dia 04/06 (terça-feira)

Das 19h às 20h30

No Auditório da Prefeitura Municipal

Mesa redonda: “Responsabilidade compartilhada no ciclo de vida dos Resíduos Sólidos Urbanos”.

Participantes:

Representantes da Empresa Say Muller – Responsável pela coleta convencional e seletiva no município;

Representante da ENGEMAR – Empresa responsável pela limpeza das praias no município;

Representante da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento;

Luiz Henrique Gonçalves, Controlador Geral do Município;

Instituto Anjos do Mar – Monitoramento e Resgate de Animais Marinhos;

Projeto Tartabinhas – Tartarugas Marinhas de Bombinhas;

Vagas: 80 pessoas

Dia 05/06 (quarta-feira)

No Plenário da Câmara Municipal de Vereadores

Painéis: “Unidades de Conservação Municipal: gestão e uso público”.

Painel 1: Panorama da UC’s Municipais, com o Biólogo Flávio Steigleder Martins, Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas;

Painel 2: Sistema Nacional de Unidades de Conservação e Programa de Educação Ambiental, com representante do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio);

Painel 3: Apresentação do Plano de Manejo do Parque Natural Costeira de Zimbros, com o Professor Dr. Maurício Graipel da Universidade Federal de Santa Catarina;

Painel 4: Caminhos da Mata Atlântica - Conservação, recuperação e uso de trilhas em áreas protegidas da Mata Atlântica, com Ivo Leonardo Schimitz;

Fechamento: Reunião extraordinária do Conselho Consultivo Integrado dos Parques Naturais do Município de Bombinhas.

Vagas: 100 pessoas

Dia 06/06 (quinta-feira)

No Jardim Botânico Municipal (Horto), Rua Feldspato, s/nº, em Mariscal

Roda de conversa: “Princípios da Permacultura e Sustentabilidade em espaços urbanos”.

Primeiro momento (14h às 15h30):

- Princípios da permacultura  com Mildread Gustak Delambre  (Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária/Permacultora e Gestora do Projeto Nova Oikos Permacultura e Bioconstrução/Camboriu/SC;

- Pilares da sustentabilidade com Camila Demétrio (Permacultora e consultora em Sustentabilidade);

Segundo Momento (15h40 às 17h):

- Permacultura em espaços urbanos - Desing de Horta Comunitária com Fábio Vaccaro de Carvalho (Engenheiro Ambiental, permacultor e Gestor do Espaço Rural Panaceia – Ecoturismo, compostagem e Agroecologia).

Vagas: 40 pessoas

Dia 06/06 (quinta-feira)

Das 18h30 às 20h

No Auditório da Prefeitura Municipal

Mesa Redonda: “Saneamento básico e ecológico”.

Participantes:

Representante da Concessionária Águas de Bombinhas – Companhia de Saneamento Básico;

Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento - Engenheiro Sanitarista Márcio Mário Duarte e Secretário Robson Xavier Kalfeltz;

Mildread Gustak Delambre  (Permacultora e Gestora do Projeto Nova Oikos Permacultura e Bioconstrução/Camboriu/SC) e Fábio Vaccaro de Carvalho (Permacultor e Gestor do Espaço Rural Panaceia – Ecoturismo, compostagem e Agroecologia).

Vagas: 80 lugares

Dia 07/06 (sexta-feira)

No Centro de Educação Integral e Tecnológica Leonel Brizola

Oficinas e abertura com Teatro Meio Ambiente do Peralucei

Oficina 1: O Feminino: cuidados com a terra e com o corpo – Reflexões, alternativas e produção de desodorante e boneca aromaterapêutica.

Facilitadoras: Shayene de Paula e Gabriela Lúcio Pozza.

Vagas: 12 pessoas

Oficina 2: Compostagem doméstica para pequenos espaços.

Facilitadoras: Laura Feres/Empresa Say Muller.

Vagas: 12 pessoas

Oficina 3: Ecolulux Sacolas retornáveis.

Facilitadoras: Luciana Fortuna/Ecolulux.

Vagas: 12 pessoas

Oficina 4: Confecção sabão com reaproveitamento de óleo de cozinha.

Facilitadoras: Nilza Maria.

Vagas: 15 pessoas

Oficina 5: “Fio de malha: confecção de suporte para plantas”.

Facilitadoras: Jandira Gavanski.

Vagas: 15 pessoas

Dia 08/06 (sábado)

Das 8h30 às 12h

Na Praia de Zimbros - Concentração em frente à Secretaria de Pesca e Aquicultura, no acesso da Rua Rio Nilo.

Abraço aos oceanos – Ação de conscientização e limpeza do manguezal e praia de Zimbros.