Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Procon
PROCON BOMBINHAS ORIENTA OS CONSUMIDORES SOBRE GOLPES NA BLACK FRIDAY

Publicado em 23/11/2022 às 14:12 - Atualizado em 23/11/2022 às 14:16

Uma das datas mais aguardadas pelo comércio e pelos consumidores, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro (25). O Procon Bombinhas separou algumas dicas para que os consumidores não caiam em golpes e em promoções fraudulentas. Nesta época, muitos lojistas aproveitam para mascarar os preços, colocando os valores dos produtos mais alto semanas antes, para na Black Friday baixar o preço.

 

Segundo a diretora do Procon, Maria Cristina da Silva, é importante que o consumidor tenha atenção ao realizar compras, tanto em lojas físicas quanto nas on-line. “Ficar de olho no preço, na garantia, troca, entrega e na segurança do site estão entre as principais dicas para evitar cair em fraudes”, explica.

 



Antes de realizar qualquer compra, o Procon recomenda que o consumidor pesquise os preços em sites e lojas diferentes. Também é preciso estar atento aos preços muito abaixo do mercado e se o site é confiável.

 

Uma dica para verificar se a página é confiável, ao entrar no site o consumidor deve conferir na barra do navegador se o endereço eletrônico usa o HTTPS e se é exibido um ícone em forma de cadeado fechado. Isso indica que o site é seguro e possui certificado digital. Além disso, é importante que o consumidor verifique a reputação da loja, em sites como o Reclame aqui e o Consumidor.gov.br.

 

Ao realizar compras em lojas físicas, é preciso ficar atento se é permitida a troca de produtos comprados na Black Friday. Neste caso, o fornecedor não tem obrigação de realizar a troca do produto, por isso é importante se certificar sobre a politica de troca da loja.

 

Já nas compras realizadas pela internet, o consumidor tem até 7 dias a contar da data compra ou do recebimento do produto/serviço, para solicitar o cancelamento da compra. Para isso, é fundamental guardar sempre a nota fiscal. Caso não receba o produto ou tenha qualquer outro problema, o consumidor deve procurar o Procon.

 

Dar preferência para cartões virtuais em compras on-line também é uma dica para evitar que golpistas usem os dados de um cartão fixo para fazer compras ilegais. Para mais informações, entre em contato com o Procon pelo (47) 3361-6769 ou proconbombinhas@gmail.com