Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Cultura
OFICINA CRIATIVIDADE NO ARTESANATO

Publicado em 28/10/2022 às 16:42 - Atualizado em 28/10/2022 às 16:58

Artesanato com identidade cultural é a base de oficina ministrada pelo Sebrae em Bombinhas, por intermédio da FMC.
Créditos: Marcinha Ferreira Baixar Imagem

Encerrou na tarde de quarta-feira, 25 de outubro, a oficina Criatividade no Artesanato ministrada pelo Sebrae, por meio do Programa Cidades Empreendedoras, com apoio da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas – FMCB, para 16 artesãs locais. Os encontros aconteceram nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no auditório da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e em 25 e 26 de outubro na Casa de Cultura Dona Tila, num total 40 horas de vivências e aulas práticas.

A oficina teve por facilitadoras a artista plástica India Prado e a artista visual Silvia Baggio, ambas consultoras criativas do Sebrae. Conforme relato das instrutoras, o diferencial bombinense é o envolvimento com a cultura, a preocupação de cada artesã em levar para o seu produto ícones culturais locais e da própria tradição, independente de terem nascido ou não em Bombinhas, têm a atenção de evidenciá-los em seus trabalhos. “Mesmo aquelas que nasceram em outras localidades incorporam em seu repertório esses saberes e se apropriam das narrativas, e isso é um fator tão presente que quem mora no território talvez não se aperceba, mas pra nós, que viemos de fora, é perceptível”, comenta a professora Silvia.

Outro fator marcante no artesanato com identidade cultural bombinense é a presença da preservação da natureza e a sustentabilidade. “É impressionante a preocupação em diminuir resíduos e aproveitar resíduos, nos parece que aqui há essa visão diferenciada”, destaca a professora India Prado.

A proposta foi desenvolver durante a oficina três produtos: um melhorado a partir de algo que as artesãs já confeccionavam, um inovador e um produto criativo, a partir dos ensinamentos, trocas, vivências e práticas dos cinco dias. A ideia é que a partir de entãoelas desenvolvam com essa aquisição de repertório um produto novo com um esse olhar diferenciado ou ressignificado, e, conforme acentuou as facilitadoras: “bem criativo”.

As artesãs receberão certificado de participação na oficina.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar