Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Procon
PROCON BOMBINHAS ALERTA SOBRE GOLPES DO PIX

Publicado em 27/06/2022 às 15:20 - Atualizado em 27/06/2022 às 15:20

Com as facilidades do PIX, forma de pagamento instantâneo, também surgem novos crimes que utilizam a ferramenta para aplicar golpes. Nos últimos meses, criminosos têm enviado links falsos, através de uma falsa central de atendimento dos bancos por SMS ou e-mail, solicitando informações sigilosas e de dados bancários.

 

Outro golpe é que, em vez de clonar o WhatsApp, golpistas recorrem à criação de um perfil falso da vítima. Eles se passam pela pessoa ao criar uma conta no WhatsApp com seu nome e foto, e passam a pedir dinheiro para amigos e familiares, alegando que se trata de um novo número.

 

Há ainda o golpe do PIX em dobro, em que os criminosos criam mensagens informando que ocorreu uma falha no sistema nas instituições financeiras e que seria possível realizar transferências com o PIX e ganhar em dobro na sua própria conta.

 

O Procon Bombinhas alerta sobre alguns cuidados para não cair nesses tipos de golpes. Primeiro, é preciso desconfiar de qualquer mensagem que prometa dinheiro fácil. Caso receba, analise as informações e verifique se há erros na escrita e se o conteúdo foi feito de forma profissional. A orientação é não responder este tipo de mensagem. Além disso, desconfie de qualquer pedido de PIX que chega via WhatsApp, mesmo que eles venham de pessoas conhecidas.

 

A diretora do Procon, Maria Cristina da Silva, recomenda sempre entrar em contato com o gerente ou a central de relacionamento do seu banco utilizando o número que está no site oficial, nunca o número que receber por meio de mensagens no WhatsApp.

 



Caso caia em algum desses golpes, a orientação é realizar um boletim de ocorrência. Se o seu celular for furtado ou roubado, entre em contato com a operadora para bloquear também a linha telefônica e notifique o banco para bloquear o aplicativo e a senha de acesso.