Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Turismo
PREFEITURA DIVULGA RELATÓRIO DE ATENDIMENTO DO MORRO DO MACACO

Publicado em 01/04/2021 às 15:07 - Atualizado em 01/04/2021 às 15:09

A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur e da Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente - Famab, divulgou os dados do relatório de atendimento do Pórtico de Entrada do Morro do Macaco. O relatório tem como objetivo informar o número total de usuários atendidos no período de 15 de agosto de 2020 a 28 de fevereiro de 2021, além do resultado da pesquisa de demanda aplicada no período de 15 de agosto a 22 de dezembro de 2020.

 

As informações geradas são essenciais para o planejamento, a gestão e monitoramento do Parque, além de serem referenciais importantes para o trade turístico, empreendedores e investidores. Os dados foram coletados pela equipe de servidores responsável pelo atendimento no Pórtico de Entrada do Morro do Macaco, com o apoio de estagiários do curso Técnico em Hospedagem do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional da Escola de Educação Básica Maria Rita Flor.

 

A pesquisa foi feita no momento de registro de entrada dos usuários no Parque, considerando as informações coletadas por meio de entrevista com apenas uma pessoa do grupo. Foram realizadas 12.513 entrevistas válidas. No período do atendimento, o total de usuários atendidos no Parque foi de 112.704, sendo janeiro o mês com maior movimento, totalizando 30.712 usuários e uma média de 991 usuários por dia. Já no feriado do ano novo (31/12 a 03/01), a média foi de 2.510 usuários por dia.

 

Do total, 90,4% dos entrevistados eram brasileiros, com predomínio dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente; e cerca de 0,6% eram estrangeiros, vindos do Paraguai, Argentina, Estados Unidos e outros. A pesquisa revelou também que 57,8% eram turistas, que estavam hospedados na cidade; 34,5% visitantes, passando o dia na cidade; e 7,6% moradores. Além disso, os dados apontaram que 41,2% dos entrevistados optaram por se hospedar em imóveis de aluguel, e cerca de 49,6% em pousada, hotel, hostel ou camping. O tempo médio de permanência foi de 4,4 noites na cidade.

 

Cerca de 69% dos entrevistados afirmaram que estavam fazendo a trilha pela primeira vez, sendo a internet (38%) e indicação (24%) os principais meios para conhecer o Parque. Com relação à avaliação da trilha, em uma escala de 1 a 5, a nota média de 4,88, e na pergunta o que mais gostou?, 42% dos usuários responderam a vista do local. Algumas das sugestões apontadas, como colocar estacas de distância na trilha, placas de sinalização e fita antiderrapante na escada, já foram realizadas pela equipe. Os resultados completos estão à disposição para download no link http://bit.ly/morrodomacaco1


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar