---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Secretaria de Pesca e Aquicultura


FAZENDAS MARINHAS SERÃO DEMARCADAS EM BOMBINHAS

Publicado em 11/09/2015 às 16:53 - Atualizado em 14/09/2015 às 12:15

FAZENDAS MARINHAS SÃO DEMARCADAS EM BOMBINHAS Baixar Imagem

O Governador Raimundo Colombo fará lançamento da demarcação das fazendas marinhas em Santa Catarina, que passa a ser o único estado brasileiro a ter seus parques marinhos ordenados e regularizados. Em Bombinhas são 83 áreas e ao todo serão usadas 332 boias para a demarcação. O estado que já é referência na produção agropecuária se consolida como destaque no cultivo de ostras e mariscos. Ao todo serão 812 áreas demarcadas no litoral catarinense, desde Palhoça até São Francisco do Sul, beneficiando cerca de 700 famílias de maricultores.

O lançamento da demarcação das fazendas marinhas será feito na próxima quarta-feira, 16 pelo governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, durante o Seminário Técnico da Fenaostra, às 15h, no Centro de Convenções de Florianópolis e terá a presença da Prefeita Ana Paula da Silva.

A regularização da maricultura envolve três etapas com investimentos que passam de R$ 3,5 milhões em recursos do Ministério da Aquicultura e Pesca e da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. No primeiro momento foram adquiridas as boias e estacas para sinalização e agora a Secretaria, por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, dá inicio à instalação dos equipamentos, a ocupação de forma ordenada das áreas e a orientação e capacitação dos maricultores para a prática de produção ambientalmente responsável.

Cada área foi concedida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, após licitação, por 20 anos. Com as fazendas marinhas regularizadas, os maricultores terão mais facilidade em acessar políticas públicas e financiamentos bancários.

 

Maricultura

O cultivo de mariscos em Bombinhas é atualmente, importante fonte de alimento e alternativa de renda para a população das áreas costeiras. Existem no município duas áreas de cultivo: Canto Grande, que teve 50 áreas demarcadas e 33 áreas em Zimbros. O estado de Santa Catarina é responsável por 95% de todos os moluscos consumidos no Brasil, é também o primeiro produtor de pescados e ocupa posição de destaque na piscicultura.