---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


FÉ, EMOÇÃO E TRADIÇÃO NA MISSA DE ABERTURA DA PESCA DA TAINHA EM BOMBINHAS

Publicado em 05/05/2014 às 16:51 - Atualizado em 05/05/2014 às 16:53

6ª Missa de Abertura da Pesca da Tainha
Créditos: Márcia Cristina Ferreira Baixar Imagem

Comunidade pesqueira bombinense realiza 6ª Missa de Abertura da Pesca da Tainha.

Como acontece a seis anos no último domingo, dia 04 de maio, o espaço com entrada pela Rua Tucano, na Praia de Bombas foi brindado pela comunidade pesqueira, familiares e amigos para dedicar um momento de fé e louvor em prol da temporada da pesca da tainha. Esse ano a missa foi realizada pelo padre Revelino Stadler, sempre recebido com muito carinho no município. Além da gratidão visível na face de todos, também foi um instante dedicado em memória e honra aos irmãos pescadores, que já não se encontram mais a beira da praia, à espera dos lanços. O domingo foi de preces para que este ano a safra de tainha seja regada pela fartura, amizade e companheirismo.

Dois momentos de muita emoção foi o da comunhão e o segundo, quando a rede de pesca puxada pela Graça (Santa Maria), esse ano representada pela senhora Iraci Coelho e por São José representado pelo senhor Hilário Teixeira, vagarosamente, seguiu por cima dos fieis abençoando a todos. Ao final da missa, também como sempre acontece, foi servido um delicioso café tradicional, com direito a bolo de folha e consertada.

A missa marca a abertura da pesca da tainha, que acontece oficialmente a partir do dia 15 de maio e segue até o dia 30 de julho. Os camaradas passam a ocupar seus espaços na areia da praia e nos ranchos, sempre tem um fogão a lenha aceso, e madrugada após madrugada o vigia aguarda a benção do peixe.

E assim a história constrói mais um capítulo na tradição bombinense.


6ª Missa de Abertura da pesca da Tainha

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar